sábado, 1 de maio de 2010

"Homem de Ferro 2" - 2010

Nas histórias em quadrinhos, território onde o Homem de Ferro se sente devidamente mais a vontade, Tony Stark, o homem por trás da armadura, já caiu e levantou diversas vezes. Há tempos o personagem saiu do segundo escalão e se firmou no centro das ações da Marvel, vide mais recentemente a Guerra Civil da editora e a fase de reconstrução mais recente, na premiada série lá fora.
Em “Homem de Ferro 2” que estréia nos cinemas do país, o diretor Jon Favreau foca sua continuação em uma dessas reviravoltas e faz um trabalho mais interessante que o bom primeiro filme. Tony Stark precisa se erguer depois de um tremendo baque e a forma que encontra para lidar com esses problemas: festas, álcool e presunção. O milionário precisa pedir ajuda para sair da crise.
No enredo, o governo dos EUA insiste para que Tony Stark entregue os projetos da sua armadura ao exército. Claro que o milionário não aceita e dá um show de narcisismo e prepotência em uma sessão do senado. No entanto, escondido armando uma vingança até então desconhecida está Ivan Danko (Mickey Rourke muito bem), que cria um projeto para fazer o Homem de Ferro cair.
Em meio a essa trama principal, outras se desenvolvem como a chegada de Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) a presidência das Indústrias Stark, a concorrência das Industrias Hammer na pele do seu presidente vivido por Sam Rockwell, o conflito entre amizade e dever do Coronel James Rhodes (agora Don Cheadle no lugar de Terrence Howard) e um envolvimento mais direto da S.H.I.E.L.D.
A S.H.I.E.L.D, aliás, traz Nick Fury (Samuel L. Jackson) abrindo mais ainda o caminho para a esperada adaptação dos Vingadores e uma Viúva Negra belíssima e matadora na pele de Scarlett Johansson. Mesmo usando vários personagens e alterando origens e fatos dos quadrinhos (como o vilão de Rourke, o Whiplash ou Chicote Negro, como preferir), Jon Favreau segura muito bem a onda.
Robert Downey Jr. está mais uma vez perfeito no papel de Tony Stark, com seu humor rasgado e ações criativas, conseguindo ser mais antipático e charmoso que nas histórias em quadrinhos. Aliando ação na medida certa com um roteiro que mesmo sem ser uma obra prima é bastante competente, “Homem De Ferro 2” consegue divertir e prender o espectador na poltrona do cinema.
Sobre o primeiro filme da franquia, passe aqui.

Nenhum comentário: