sexta-feira, 8 de abril de 2011

Séries - "Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos do Planeta"

Quando se pensa em série animada oriunda dos quadrinhos, muito provavelmente deve se lembrar primeiro da Liga da Justiça, que foi sucesso tanto de crítica quanto de público e gerou diversos dividendos para a DC nas mais distintas áreas. A Marvel também tem seu grande grupo de heróis e no final do ano passado já com o apoio da Disney (que a adquiriu) desembarcou com um novo projeto para eles.
“Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos do Planeta” (“The Avengers: Earth's Mightiest Heroes” no original) passa no canal Disney XD na tevê fechada e conta a história do grupo criado em meados de 1963 por Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers. A Marvel já tinha outras boas séries de animação usando Homem Aranha, Wolverine e os X-Men, entre outras, mas atinge seu melhor ponto com essa nova proposta.
A série é mais um produto que vem na esteira do tão esperado filme dos Vingadores que ganha contorno a cada ano (e mais ainda em 2011 com a estréia de “Thor” e “Capitão América”) e usa elementos tanto das histórias clássicas dos quadrinhos quanto de outros passos que foram adicionados e/ou alterados no decorrer do tempo. A quantidade de respeito com a origem é um dos pontos fortes.
“Os Vingadores” traz nomes importantes no seu entorno. A co-produção executiva, por exemplo, é de Joe Quesada e Stan Lee e a consultoria criativa fica com Chris Fondacaro. Grande parte da concepção geral e do roteiro não apelam para se igualar aos concorrentes, apesar de ter um punk pop como tema (como várias outras séries) e intensificar demais o humor de certos personagens, como o Hank Pym.
Os primeiros episódios atualizam a formação do grupo para dias mais atuais e mostram Homem de Ferro, Hulk, Thor, Homem Formiga e Vespa se unindo para consertar uma fuga em massa da prisão. Depois disso, cada um desses formadores ganha um episódio para que se conheça mais das origens, como também relacionar todos os integrantes com o perigo que a trama vai adicionando pouco a pouco.
Personagens vão sendo adicionados como Capitão América, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Magnum e Pantera Negra, além de vilões como Encantor, Loki, Barão Zemo, Kang e M.O.D.O.K. O roteiro mesmo tendo seu ponto forte nas cenas de ação, consegue costurar todos os envolvidos sem transformar tudo em um balaio de gatos sem sentido feito somente com o intuito de agradar os fãs.
Os Vingadores já haviam ganhado uma série no final dos anos 90, mas nem pode ser comparada com essa. Com a entrada da Disney no jogo, finalmente a Marvel coloca no mercado um trabalho de qualidade que agrada em cheio tanto os antigos fãs dos quadrinhos, como tem poder para encantar milhares de novos seguidores que não conhecem esses clássicos personagens e suas histórias.

Nenhum comentário: