domingo, 3 de julho de 2011

"Foo Fighters: Back and Forth" - 2011


Deve ter sido muito difícil para Dave Grohl recomeçar depois da morte de Kurt Cobain. Uma hora você está lá no topo do mundo e mesmo sem assimilar bem as causas, em outro momento perde um amigo que você admirava e também o emprego. A decisão de recomeçar foi considerada por meses até que em 1995 gravou algumas músicas, onde tocava todos os instrumentos. Essas músicas virariam o primeiro álbum do Foo Fighters e o início de uma nova caminhada para o topo.

“Foo Fighters: Back and Forth” é um documentário que visa não somente reconstruir os passos da banda até os dias atuais, como também promover o lançamento de “Wasting Light”, o sétimo registro de estúdio da carreira. Com direção do experiente James Moll (que tem um Oscar pelo documentário “The Last Days” de 1998), entrevista todos que já fizeram parte do grupo e entrecorta com momentos de clipes e shows, como o realizado no estádio de Wembley na Inglaterra para 80 mil pessoas.

O foco central obviamente fica em Dave Grohl, que visivelmente emocionado relembra a relação com Kurt Cobain e os meses depois da sua morte. Mostra todo o já conhecido lado divertido da personalidade do músico, porém exibe um lado controlador e severo que pouco se comenta. Essa faceta é ilustrada por dois momentos fortes como nas demissões do baterista William Goldsmith por questões técnicas e do guitarrista Franz Stahl, um amigo de longa data, mas que não se adequou a banda.

“Back And Forth” faz seu caminho até chegar na parte em que enquadra o ótimo novo trabalho da trupe e retrata o ambiente tranquilo em que as novas sessões foram desenvolvidas, utilizando métodos antigos e rolos de fita. Butch Vig, o responsável por “Nevermind” do Nirvana, foi o escolhido para a produção e engrandece o longa com seus comentários, assim como Krist Novoselic que participa de “I Should Have Known” e o grande Bob Mould (Husker Dü) que entra em “Dear Rosemary”.

Após o documentário aparece como bônus na telona uma apresentação da banda executando fielmente o repertório de “Wasting Light”, mas isso não acrescenta muita diferença ali sentado em uma poltrona. A música do Foo Fighters não foi feita para ser consumida assim. O mais interessante realmente fica mesmo por conta de Dave Grohl e de como sobreviveu para curtir o topo do mundo novamente. Hoje o Foo Fighters é muito grande e “Back And Forth” ajuda a entender as causas disso.

Site oficial do filme: http://intl.foofightersfilm.com  

Veja o trailer aqui:

Nenhum comentário: